Páginas

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Criminal Minds S09E14 - 200



       Confesso que ainda não absorvi bem esse episódio. Estava tão ansiosa pelo ducentésimo episódio da série e, ao mesmo tempo, tão apreensiva que tenho a impressão que não o aproveitei como deveria. O passado de J.J, seu sequestro ao fim do episódio passado, o retorno de Prentiss. Ficar pensando nessas coisas e ainda lembrar de dramas passados me fez ter medo de assistir esse episódio - não me recuperei do 100 (fico com olhos nas lágrimas toda vez que revejo alguma cena daquele episódio), e pensar que toda essa temporada tem tido um carga emocional grande - pelo menos pra mim - me fez ter certeza que eu ficaria extremamente abalada..
      Talvez toda essa expectativa tenha meio que estragado o episódio, eu esperava mais, só não sei mais do que...200 nos mostrou o que J.J fez durante o tempo em que esteve fora da B.A.U, nos trouxe Prentiss de volta, reforçou que eles são uma família e que estão dispostos a tudo para se protegerem, nos brindou com o encontro entre Blake e Prentiss, e olha que por mim ficavam as duas na equipe, acho que ia funcionar tão bem.
      Ao fim do episódio passado vimos J.J ser sequestrada, é claro que todos sabíamos que tinha relação com seu trabalho no Pentágono e seu envolvimento com Cruz, o que não sabíamos é que J.J foi tirada da B.A.U por Strauss para ajudar em interrogatórios no Afeganistão. Confesso que não esperava, mas é algo que justifica a mudança de comportamento de J.J, afinal, ela até estava acostumada a ver monstros, mas guerra é guerra e penso na quantidade de atrocidades que ela precisou encarar, além disso, fomos estapeados ao saber que J.J estava grávida e perdeu o filho no Afeganistão...Sempre achei que ela era a mais forte do grupo, justamente pelo fato de ela apoiar todos quando precisam, e ver que mesmo estando arrasada, ela voltou para ajudar Prentiss (lá em Lauren, 6x18) confirmou isso. J.J sempre irá colocar os outros à sua frente, mesmo que ela tenha que engolir sua dor, e isso não é para qualquer um!
       200 nos mostrou que não importa contra o que tenham que lutar, eles irão fazer de tudo para se protegerem. Para ajudar J.J eles invadiram sistemas do governo, confrontaram o sistema e quando não podiam fazer mais nada recorreram a Prentiss que largou tudo na Inglaterra e foi ajudar a amiga.
      Ver J.J sendo torturada para fornecer informações me doeu (tanto quanto quando vi Walter ser torturado em Fringe, cenas assim deveriam ser proibidas, tenho uma tolerância muito baixa a elas), e em meio a isso ver os flashbacks de sua estadia no Afeganistão, ela agindo como profiler para conseguir informações, percebendo que havia um traidor entre eles, Prentiss tendo acabado de sair de uma tempestade e mesmo assim amparando a amiga que estava aflita e dando-lhe uma "luz", mostrou o quanto os roteiristas de CM são fodas, afinal eles conseguiram contornar a burrada que foi tirar A.J e Paget da série lá  na season 6, e ainda nos brindaram com uma boa história. Quem não acompanhou o drama da saída de A.J e Paget, certamente ao ver o 200 dirá que foi tudo de caso pensado e que já estava tudo programado para chegar até aqui, mas sabemos que não é bem assim. 
       A certeza do traidor rondou todo o episódio, afinal a equipe do B.A.U analisando os fatos chegou a mesma conlcusão que J.J e pra meu desespero suspeitaram de Cruz, confesso que senti raiva dele, mas CM nos surpreendeu e o traidor era, no fim das contas, o soldado que foi dado como morto. Ver J.J mesmo debilitada, perseguindo-o foi surreal, mas devemos levar em consideração que foi por causa dele que ela perdeu seu filho, que foi ele quem mandou torturá-la e que foi ele que, momentos antes, havia ameaçado estuprá-la. Logo, motivação para acabar com ele não faltava.
       Me segurei por todo episódio, no fundo acho que estava amedrontada, com receio de que o pior acontecesse, mas no fim, depois de tudo resolvido, vendo a família B.A.U reunida, não contive as lágrimas...e até agora não sei se chorei de alívio, de emoção, só sei que o fim do episódio me derrubou.
       
       P.S.:
           1) Estou com um puta medo da finale dessa temporada. Achei que os episódios anteriores estavam nos preparando pra carga emocional do 200, mas não sei não...acho que vão detonar nosso psicológico na finale mesmo;
            2) Acho que Bones traumatizou meu lado shipper, vi tanta gente comentando sobre Hotch e Prentiss, mas não consigo shippalos, tento ver algo ali, mas só vejo amizade!!
             3) Prentiss falando a frase de abertura do episódio, meu coração parou por um instante... "Por que devemos olhar para o passado pra nos preparar para o futuro?Porque não há outro lugar para olhar." Jamer Burke

Nenhum comentário: